Atender a pessoa a andar

Procedimento  Atender no andar

Explicar procedimento e objetivo da intervenção (respeita os princípios éticos na obtenção do consentimento informado. Diminui a ansiedade e promove a colaboração e o envolvimento da pessoa).

Planear com a pessoa a intervenção (coordenar, ponderar, ordenar e organizar previamente a intervenção, diminui a ansiedade e promove a colaboração da pessoa).

Reunir o material: Cinto de transferência e calçado antiderrapante (promove a gestão do tempo, diminui o esforço do enfermeiro/familiar cuidador na execução do procedimento e maximiza o conforto da pessoa).

Lavar as mãos (diminui a transmissão de microrganismos e previne a contaminação).

Assegurar a utilização do calçado antiderrapante e aplicar cinto de deambulação (caso seja utilizado) ou colocar as mãos à volta da cintura da pessoa (promove a segurança e diminui a probabilidade de queda).

Apoiar a pessoa a ficar de pé (se necessário, a pessoa deve segurar-se na grade da cama ou nas costas de uma cadeira).

Caminhar ao lado e ligeiramente atrás da pessoa (se necessário, o enfermeiro deverá estar pronto a segurar a pessoa com as mãos em volta da cintura ou pelas braçadeiras do cinto de deambulação, caso surja subitamente a necessidade de suportar o seu peso).

Apoiar/encorajar a pessoa (promove a confiança da pessoa na execução da atividade).

Apoiar a pessoa a sentar-se (diminui a probabilidade de queda).

Assegurar que a pessoa sinta conforto e segurança (promove o bem-estar e previne quedas e traumatismos).

Lavar as mãos (diminui a transmissão de microrganismos e previne a contaminação).

 

 

Bibliografia:

ACSS – Administração Central do Sistema de saúde, IP. Manual de normas de enfermagem. Procedimentos técnicos. 2a ed. revista, Lisboa: Ministério da Saúde, 2011
Bulechek, Gloria, Butcher, Howard e Dochterman, Joanne. 2010. Classificação das intervenções de enfermagem. tradução da 5a edição. Rio de Janeiro : Mosby, 2010. pp. 170-174. ISBN 978-85-352- 3442-8.
ICN - International Council of Nurses. CIPE - Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem, Versão 2.0. Fevereiro: Ordem dos Enfermeiros, 2011. ISBN: 978-92-95094-35-2
Springhouse. As melhores práticas de enfermagem: procedimentos baseados em evidência. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2010