Nos últimos anos, as alterações demográficas e o envelhecimento da população têm levado a mudanças dos paradigmas políticos, incluindo a privatização de setores da saúde, o reforço do apoio domiciliário e o recurso cada vez maior a ferramentas das tecnologias da informação e comunicação. O cenário atual aponta para um aumento na utilização de plataformas digitais destinadas à educação para a saúde dos cidadãos. A internet é considerada um meio privilegiado de informação e comunicação utilizada para interagir com a população, permitir o acesso à informação e uma forma de garantir às populações que essa informação é fidedigna. Ao cidadão é cada vez mais solicitado o seu envolvimento e maior coresponsabilização nos cuidados de saúde.

O Intent-Care está alinhado com a EIP e AHA (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing), plano de ação C2. Foi já desenvolvido um estudo quasi-experimental em Portugal. O projeto foi desenvolvido em 3 etapas: Avaliação diagnóstica; Conceção de uma ferramenta interativa; Implementação e avaliação da ferramenta interativa.

O projeto visa desenvolver e validar uma ferramenta interativa que permita fornecer informação específica aos familiares cuidadores de pessoas dependentes que complemente a orientação fornecida pelos enfermeiros, promovendo a sua autonomia. Foi desenvolvido um site, confiável e de fácil de utilização. O elemento inovador principal é o desenho interativo da plataforma permitindo uma resposta rápida às necessidades do utilizador, auxiliando no processo de decisão e na seleção da informação mais relevante. O conteúdo foi construído tendo como foco as necessidades básicas de vida diária, permitindo superar as dificuldades independentemente do diagnóstico clínico dos clientes. Esta plataforma é apoiada por visualização de vídeos com áudio. Alguns vídeos foram realizados com familiares cuidadores que prestam já apoio a pessoas dependentes.

A conceção gráfica da ferramenta teve o apoio da equipa imagem da ESEP.

Professora Teresa Martins

Professora Maria José Lumini


Artigos científicos:

Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. (2017)
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins
In: Rev. Eletr. Enf. 19, 19: 1-13

Nurses’ perception on the difficulties and information needs of family members caring for a dependent person (2016)
Autores: Maria José Lumini, Teresa Martins & Heloísa Peres
In: Texto & Contexto Enfermagem 25, 1: 1-9

Evaluation of the educational technology “Caring for dependent people” by family caregivers in changes and transfers of patients and tube feeding (2016)
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins
In: Revista Latino-Americana de Enfermagem, 24: 2774

Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals (2015)
Autores: Maria José Lumini, Rosa Freire, Manuela Martins, Teresa Martins & Heloísa Peres
In: Revista Esc. Enferm USP, 49 :150-155

Avaliação de necessidades informacionais dos cuidadores na prestação de cuidados domiciliares à pessoa dependente (2015)
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins
In: Revista de Enfermagem da UFSM, 5(3):486-498

Capítulos de livros:

Caregiving and Home Care (2018)
Livro: The Role of  Educational Technology in Caregiving
Autores: Maria José Lumini, Fátima Araujo & Teresa Martins

The Contribution of Technologies to the Adherence to Medication by Older People: A Systematic Approach (2017)
Livro: Adherence to Medical Plans for Active and Healthy Ageing
Autores: Maria José Lumini, Teresa Martins & Maria Rui Sousa

As novas tecnologias no processo de cuidar (2016)
Livro: A pessoa dependente e os familiares cuidadores
Autores: Maria José Lumini & Rosa Freire

Conferências: resumos de livros:

The value of educational technology in the nursing care. Benefits in clinical practice (2017)
Livro: Ebook 28th International Nursing Research Congress
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Avaliação e validação da temática do autocuidado alimentar-se na ferramenta tecnológica interativa ‘Cuidar de Pessoas Dependentes’ (INTENT-CARE) (2017)
Livro: Ebook Congresso International de Investigação, Inovação & Desenvolvimento em Enfermagem
Autores: Mafalda Fontão, Teresa Martins &Maria José Lumini

Tecnologias de Informação no apoio aos familiares cuidadores- PROJETO INTENT-CARE (2017)
Livro: Ebook Congresso International de Investigação, Inovação & Desenvolvimento em Enfermagem
Autores: Maria José Lumini &Teresa Martins

Contribution of an interactive educational technology aimed at dependent patient` family caregivers (2016)
Livro: Ebook  Sixth Pan-Pacific Nursing Conference
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Use of interactive educational technology “Caring for Dependents“ : Evaluation of family caregivers´satisfaction (2016)
Livro: Ebook  Sixth Pan-Pacific Nursing Conference
Autores: Teresa Martins, Maria José Lumini, & Heloísa Peres

The interactive educational technologies for family carers: knowledge and skills development (2016)
Livro: Ebook 3rd World Congress of Health Research, In Atención Primaria
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Educational tool to Improve Caregiver Rol (2014)
Livro: Ebook 25th International Nursing Research Congress
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Design and development of an interactive educacional tool-contributions for family caregivers (2013)
Livro: Ebook do 24th International Nursing Research Congress
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Revisão sistemática das metodologias qualitativas de dados utilizados nos estudos sobre a prestação de cuidados informais (2012)
In: Psicologia, Saúde & Doenças
Autores: Maria José Lumini, Maria de Fátima Araújo, Maria José Peixoto, Maria Rui Sousa, Paulo Machado, Rosa Freire & Teresa Martins

Situational transition- promotion of a therapeutic plan (2012)
Livro: Ebook XVI Encuentro International de investigacion en Cuidados
Autores: Maria José Lumini & Rosa Freire

Main Needs and Difficulties of Caregivers to Care of Dependent Patients (2011)
Livro: Ebook 22nd International Nursing Research
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Modelos teóricos subjacentes ao desenvolvimento de cursos à distância no âmbito de enfermagem: uma revisão sistemática da literatura (2011)
In: Referência – Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde
Autores: Maria José Lumini & Rosa Freire

Prémios:
INTENT CARE solution was selected to be part of the online listing of AHA innovative solutions which will be uploaded on the EIP on AHA portal of the European Commission (2016)

Resultados Previstos:
Depois de validados os resultados deste estudo em Portugal, a plataforma educacional poderá ser traduzida e adotada por outros países europeus. Através da informação fidedigna que a plataforma disponibilizará, adaptada às necessidades dos familiares cuidadores, esta ferramenta tecnológica constituir-se-á num importante recurso facilitador para melhoria dos cuidados prestados a pessoas dependentes. O atual contexto socioprofissional advoga a adoção de múltiplos recursos e políticas em saúde que promovem a capacitação dos familiares cuidadores, aliados à sustentabilidade do serviço nacional de saúde. Esta investigação sugere novas estratégias educacionais destinadas ao familiar cuidador, com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Pensamos ter contribuído para o desenvolvimento e integração das tecnologias educacionais interativas nos contextos clínicos, proporcionando aos profissionais de saúde um recurso tecnológico complementar na preparação dos familiares cuidadores, contribuindo assim para a melhoria da qualidade em saúde. Este trabalho de doutoramento aqui descrito incide sobre a conceção e avaliação de uma plataforma educacional interativa, cujo objetivo é apoiar os familiares cuidadores de pessoas dependentes. Os resultados revelaram uma melhoria estatística significativa no conhecimento dos familiares utilizadores da tecnologia educacional. Assim, os resultados do grupo experimental permitiram comprovar um ganho de conhecimentos em todos os domínios avaliados. No grupo de controlo, o conhecimento não sofreu variação nos dois momentos de avaliação. A diferença dos resultados obtidos no grupo experimental permite-nos afirmar que o uso da tecnologia educacional contribui para o aumento do conhecimento dos familiares cuidadores no domínio dos autocuidados em estudo. O conhecimento demonstrou estar positivamente relacionado com o grau de escolaridade antes e depois da intervenção.