Alimentação pela boca
O momento da refeição deve ser calmo e agradável, num espaço limpo e longe de odores desagradáveis e a apresentação da refeição deve ter um aspeto agradável. A temperatura dos alimentos deve ser adequada, de forma a evitar queimadura.
Deve posicionar o seu familiar ou ajuda-lo a posicionar-se em posição sentada ou com a cabeceira da cama elevada. Se a pessoa está na cama, deve estar sentada. Desta forma, no caso de acontecer um episódio de vómito ou regurgitação, impede-se a entrada de restos alimentares na via respiratória e pulmões.
Antes das refeições, pode e deve permitir e incentivar a lavagem das mãos do seu familiar.
Para que seja mais fácil para o seu familiar, poderá cortar e organizar os alimentos no prato de forma a que ele consiga vê-los e ingeri-los sem dificuldade.
Deve respeitar o ritmo do seu familiar enquanto mastiga e engole os alimentos. Se necessário, caso detete que alguns alimentos ficam retidos na boca, pode tentar massajar a face com movimentos circulares de baixo para cima, pedindo para que ele os engula.
Deve oferecer água frequentemente ao seu familiar (ao longo da refeição e nos restantes períodos durante o dia)
No final da refeição, é importante lavar ou ajudar o seu familiar a lavar os dentes e a boca.
Deverá manter o seu familiar em posicionamento sentado até 30 minutos após o final da refeição (ajudá-lo a reposicionar-se, se necessário). Mesmo após este período, deve optar por deixar a cabeceira ligeiramente elevada.
Anterior (hidratação) | Seguinte (alteração da deglutição) |