Cenários

 

1. Pessoa a recuperar de um AVC isquémico

A D. Manuela está internada no serviço de Medicina, devido a um AVC isquémico (com atingimento da artéria cerebral média) ocorrido há 4 dias. Foi assistida pela linha verde AVC. Está consciente e orientada.

Doente Cuidador
2. Pessoa com compromisso da deglutição

Doente admitida no serviço de medicina (há 8 dias), com o diagnóstico clínico de pneumonia de aspiração, apresentando na admissão um quadro de dispneia, febre, tosse produtiva, aumento da expetoração e presença de sons respiratórios adventícios.

Doente Cuidador
3. Artesã com compromisso na funcionalidade após AVC

A srª Maria deu entrada no serviço de Medicina há 2 dias com o diagnóstico de AVC hemorrágico.

Doente
4. Pessoa que vai ter alta dos cuidados continuados

Há um mês a dona Amélia sofreu uma fratura do colo do fémur esquerdo em virtude de uma queda no domicílio. Foi submetida a uma artroplastia da anca com a colocação de uma prótese total da anca. Foi referenciada para cuidados continuados para treino das atividades de autocuidado. Está a evoluir favoravelmente, mas ainda tem compromisso em algumas atividades de autocuidado. A dona Amélia tem alta prevista para a semana.

Doente Cuidador
5. Pessoa com demência e com úlcera por pressão

Doente internado no serviço de Cuidados Continuados a pedido da família para descanso do cuidador (filha). Doente com demência em fase avançada.

 Doente Cuidador
6. Pessoa com problemas de coagulação internado para corrigir os valores de hemoglobina

Deu entrada vindo da consulta externa com indicação de fazer 4 transfusões sanguíneas. Apresentava uma hemoglobina de 4,1 e fadiga extrema.

Doente Cuidador
7. Pessoa internada por insuficiência cardíaca descompensada

A D. Júlia está internada no serviço de medicina há 5 dias, com o diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada por infeção respiratória.

Doente Cuidador
8. Jovem que sofreu um acidente e apresenta uma lesão medular

LVM de L5-S1 em consequência de um acidente de viação, que ocorreu há 15 dias. Aguarda transferência para o Centro de Reabilitação do Norte.

Doente Cuidador
9. Pessoa em cuidados paliativos

Doente oncológica internada para colocação de bomba perfusora externa para administração de opióides. Encontra-se acordada e consciente. Apresenta dificuldade respiratória ligeira.

 

Doente

 

Cuidador

10. Doente cuja cuidadora se recusa a cuidar

Doente entrada pela urgência, há 8 dias, por pneumonia à direita. Está com O2 a 3 l/minuto.

Doente Cuidador
11. Pessoa com DRC que iniciou hemodiálise

Doente internada com dificuldade respiratória, diminuição da diurese, edemas palpebrais e dos membros inferiores, náuseas e vómitos. Tem uma doença renal crónica (DRC) terminal e indicação para tratamento substituitvo da função renal.

Doente Cuidador
12. Pessoa com limitação no andar submetida a PTA

Doente submetida há 5 dias a uma prótese total da anca à direita, devido a coxartose.

Doente Cuidador