Complicações e recomendações

Deslocação da sonda ou saída acidental: não tente recolocá-la, contacte o enfermeiro.

Vómitos: deve virar o seu familiar de lado para evitar que o conteúdo seja aspirado e chegue aos pulmões. Deve interromper a alimentação e contactar o enfermeiro.

Diarreia: a alimentação da pessoa com diarreia não deve ter alimentos ricos em fibra tais como: verduras, legumes, frutas, feijão e alimentos doces.

Obstipação (intestino preso): a pessoa deve ter um  horário regular na alimentação e na evacuação.

Dicas: 1) diariamente, antes do banho, com a mão espalmada como se desenhasse um quadrado, massaje a barriga no sentido dos ponteiros do relógio; 2) com o seu familiar deitado com a barriga para cima segure as pernas, estique-as e dobre-as sobre a barriga. Esta pressão ajuda a eliminar os gases que causam desconforto; 3) os alimentos ricos em fibras como as  verduras, legumes, a laranja, ananás, ameixa e Kiwi ajudam o intestino a funcionar; 4) quando a pessoa está com o intestino “preso” evitar banana, maçã e chá preto.

Recomendações:

Cuidados de higiene  na preparação da alimentação através da sonda: lave as mãos na preparação da dieta e antes de alimentar a pessoa. Lave os utensílios com água e sabão, inclusive a seringa de alimentação. Enxague com água corrente e seque bem.

Deve interromper a alimentação e contactar o enfermeiro se: 1) o conteúdo gástrico for esverdeado ou avermelhado; 2) 1 hora após a avaliação do conteúdo gástrico, ainda apresentar resíduo superior à metade da quantidade da última refeição; 3) surgir náuseas, vómitos, dor ou distensão abdominal (barriga inchada); 4) a sonda estiver entupida.

Nos intervalos das refeições é importante ingerir líquidos: o seu familiar deve ingerir 6 a 8 copos de líquidos por dia (água, chá de ervas, leite ou sumo de fruta) através da sonda nasogástrica, distribuídos nos intervalos das refeições. Na presença de uma doença cardíaca ou renal a quantidade de líquidos deve ser indicada pelo seu médico.

Evitar que a sonda entupa: 1) prepare a dieta segundo a indicação dos profissionais de saúde; 2) lave a sonda após cada refeição;  3) coza os alimentos e triture-os bem com a varinha mágica; 4) lave a sonda com cerca de 20 a 30 ml de água morna.

Anterior (alimentar através de SNG) Seguinte (cuidados na manutenção da sonda)